Histórico

A Universidade Federal de Viçosa (UFV) foi criada na década de 1920, mais precisamente em 1926, quando ainda era a Escola Superior de Agricultura e Veterinária (ESAV). A UFV foi se expandindo e em 1948 se tornou Universidade Rural do Estado de Minas Gerais (UREMG), e não demorou muito para ser reconhecida em todo o território nacional e, assim, receber a federalização em 1969, passando a ser conhecida como Universidade Federal de Viçosa.

No início da década de 70, o Instituto de Biologia e Química (IBQ) da Escola Superior de Agricultura (ESA) deram origem aos Institutos de Ciências Biológicas (ICB) e de Ciências Exatas (ICE) que foram desvinculados da ESA e elevados ao nível de Escola Superior. Assim, foram criados Departamentos em cada um daqueles Institutos. Alguns professores que atuavam nas áreas de Bioquímica e Química do IBQ formaram o Departamento de Biofísica no Instituto de Ciências Biológicas. O Departamento de Química formado no ICE ficou com sete professores, dos quais quatro ficaram responsáveis pela área de Bioquímica.
A partir de então, o Departamento de Química contratou vários professores para atuar na área de ensino de Química e Bioquímica. O Departamento de Química passou a oferecer o Curso de Graduação em Química (Bacharelado e Licenciatura) cuja matriz curricular enfatizava, naturalmente, a formação de profissionais para atuar em Química. Entretanto, a área de Bioquímica sempre foi presença significativa na matriz curricular.

Os doze professores da área de Bioquímica ministravam as seguintes disciplinas obrigatórias para o curso de Bacharelado em Química e outros cursos da UFV: QUI 142 – Bioquímica Fundamental, QUI 145 – Química Bromatológica , QUI 148 – Laboratório de Bioquímica I, QUI 340 – Bioquímica Celular, QUI 341 – Enzimologia, QUI 342 – Bioenergética. A experiência com ensino de Bioquímica em nível de pós-graduação decorreu, inicialmente, com nove disciplinas de pós-graduação, oferecidas pelo Departamento de Química, que atendiam aos programas de Mestrado e/ou Doutorado da UFV, sendo todas da área de Bioquímica, ou seja: QUI 640 – Bioquímica Geral, QUI 641 – Bioquímica Celular, QUI 642 – Bioenergética, QUI 643 – Métodos Bioquímicos, QUI 645 – Bioquímica da Nutrição, QUI 646 – Estruturas e Funções de Macromoléculas, QUI 647 – Bioquímica do Tecido Animal, QUI 740 – Tópicos Especiais em Bioquímica.
Em agosto de 1983, iniciou-se o Programa de Pós-Graduação em Agroquímica com duas áreas de concentração: Agrobioquímica e Agroquímica. A partir de janeiro de 1995, foi implantado, pela UFV, o Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular (DBB) desmembrando, portanto, a área de Bioquímica do Departamento de Química.

O Departamento coordena o Programa de PósGraduação em Bioquímica Aplicada, Mestrado e Doutorado, implantado em 23 de fevereiro de 2000. Os professores do DBB possuem sólida experiência na orientação de estudantes de Programa de Pós-Graduação e orientação de estudantes de Iniciação Científica. O Departamento possui linhas de pesquisa bem consolidadas que têm recebido financiamento de agências de fomentos estaduais e federais bem como de empresas do setor público e privado. Possui ainda disponibilidade de laboratórios de pesquisa bem equipados, casas-de-vegetação, áreas de campo e outras facilidades.

No final da década de 90, a Universidade Federal de Viçosa passou por um processo de expansão, e nessa oportunidade vários novos cursos de graduação foram propostos, visando fortalecer o ensino, a pesquisa e a extensão de forma mais ampla na UFV. Dada essa possibilidade de criação de novos cursos na UFV e levando em conta as condições favoráveis do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular em abrigar um novo curso, o DBB juntamente com a UFV vislumbraram a possibilidade de criação do curso de graduação em Bioquímica, modalidade Bacharelado. Dessa forma, seguindo o exemplo de cursos de Bioquímica em países da Europa, EUA, Canadá e Argentina e buscando atender às novas e crescentes demandas da sociedade brasileira por profissionais aptos a atuarem em um mercado emergente de natureza Bioquímica e Biotecnológica, a UFV propôs a criação de um curso de graduação inédito no país e que não fosse competir com cursos consolidados em IFES próximas a UFV. Assim, foi criada uma comissão com professores dos Departamentos de Bioquímica e Biologia Molecular, Química, Microbiologia e outros, para elaboração da proposta de criação de um curso de graduação em Bioquímica, com amplo espectro de atuação profissional. Após estudos e extensa discussão, essa comissão elaborou o Plano Pedagógico e a Matriz Curricular do futuro curso de Bioquímica.


Endereço

Universidade Federal de Viçosa
Secretaria da Coordenação do curso de Bioquímica
Edifício CCB II, Sala 222, 2º andar
Campus Universitário
36570-900
Viçosa – MG

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados