Futuro Estudante
Ser Bioquímico/a é para você?
- Gostam muito de química, física, matemática e biologia;
- Gostam da mistura de conceitos da química e da biologia;
- Gostam de resolver problemas;
- São criativos e proativos;
- São persistentes e possuem disciplina com os estudos;
- São motivados a aprender.
Cerca de 70 a 75% da grade curricular das graduações em Bioquímica estão relacionadas a conteúdos de química.
Logo, é um curso em que você verá mais química do que biologia e a biologia vista terá uma visão molecular (bioquímica).
Você tem que gostar de química! E sim, você verá também bastante matemática (cálculo, estatística) e física.
O conteúdo do curso é centrado em ciência, tecnologia e inovação nas interfaces entre química e biologia, com uso intenso dos conceitos e tecnologias das ciências químicas e bioquímicas, definindo assim o Bacharel em Bioquímica como profissional da química com registro no sistema CFQ/CRQ e também alinhado ao perfil profissional nacional e internacional da profissão. De uma forma geral os conhecimentos comuns a diversos bacharelados, no Brasil, América Latina, Portugal, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos envolvem:
- Entendimento dos fenômenos químicos: visão ampla sobre a organização, classificação e propriedade de moléculas, fenômenos de transformação química, de análises químicas e de formulações químicas, através de conhecimentos das bases científicas de química geral, química inorgânica, química orgânica, físico-química, química analítica e instrumental de análise.
- Entendimento dos fenômenos bioquímicos: visão ampla sobre a organização, classificação e propriedade de biomoléculas, fenômenos de transformação bioquímica, de análises bioquímicas e de formulações bioquímicas, através de conhecimentos pormenorizados sobre cada classe de biomoléculas, de suas interações e técnicas instrumentais de análise. Envolve: bioquímica estrutural, bioquímica metabólica, bioquímica celular, bioquímica fisiológica, bioquímica de ácidos nucléicos, bioquímica de proteínas, enzimologia, processos fermentativos, fitoquímica e produtos naturais, química bioinorgânica, bioquímica analítica, instrumental de bioanálise.
- Entendimento da estrutura e dos fenômenos biológicos sob o ponto de vista bioquímico: conhecimentos sobre o funcionamento molecular de processos biológicos fundamentais envolvendo a célula (biologia celular, bioquímica celular, bioquímica metabólica), a microbiologia, tecidos, órgãos e fisiologia (morfofisiologia humana, morfofisiologia vegetal, bioquímica fisiológica, bioquímica vegetal, imunologia).
- Ferramentas das Ciências Exatas: conhecimentos matemáticos, físicos, estatísticos e computacionais que possam ser utilizados como ferramentas para o entendimento dos processos e padrões bioquímicos assim como para a resolução de problemas complexos. Envolve disciplinas de Física, Estatística, Cálculo, Bioinformática, utilização avançada de softwares específicos.
- Ferramentas tecnológicas: conhecimentos e ferramentas de tecnologias diversas tais como tecnologia farmoquímica, tecnologia química, tecnologia de alimentos, tecnologia biológica (biotecnologia), tecnologia analítica, tecnologia de papel e celulose, operações unitárias, fenômenos de transporte, desenho técnico, biossegurança, segurança química, boas práticas laboratoriais e de fabricação.
- Manipulação da bioquímica visando a produção de riqueza econômica: conhecimentos de química e bioquímica aplicadas de forma a gerar novas tecnologias inovadoras ou executá-las em ambientes produtivos, tais como:
* Bioquímica clínica e Diagnóstico molecular;
* Bioquímica Toxicológica e Forense;
* Bioquímica de alimentos, Análise de alimentos;
* Bioquímica ambiental e análises ambientais e de poluentes;
* Processos fermentativos e enzimáticos industriais (bioprocessos);
* Bioquímica industrial de produtos naturais, fitoquímicos e óleos essenciais;
* Bioquímica industrial de cosméticos;
* Bioquímica industrial de farmoquímicos, biofármacos e imunobiológicos;
* Bioquímica industrial de tratamento de águas e efluentes;
* Análises laboratoriais de controle de qualidade microbiológicas, físico-químicos, bioquímicas e biomoleculares.
- Noções de construção de riqueza econômica: empreendedorismo, proteção industrial e intelectual (patentes), garantia da qualidade, gestão de projetos, gestão de inovações, vendas e marketing.